Acompanhe meu estudo de música com violão clássico, inscreva-se no canal YouTube: @estudoviolaoclassico.
Meu estudo é por minha conta e risco, kkk, sem um professor definido, busco estudar com os melhores que posso, e é muito importante ter um roteiro para estudar, então seguindo a escola européia temos uma programação de estudo do início ao performer, listado logo abaixo, nessa página.
Se és iniciante na guitarra clássica, aqui está o fio da meada, aprenda certo do começo, tenha paciência e persevere, logo terás bons resultados:
Curso iniciante em guitarra clássica. Para aprender onde estão as notas musicais no instrumento, nomenclaturas, como funciona a notação musical(partitura-tablatura), o que é métrica, dinâmica, ritmo, andamento e todos os demais assuntos referentes a base inicial do estudo de música com guitarra clássica.
Iniciante; graus 1 a 3 ou aproximadamente 1 a 3 anos de estudo prático.
Intermediário; graus 4 a 6 ou aproximadamente 4 a 5 anos de estudo prático.
Avançado; grau 7 e acima, 6 anos ou mais de experiência na prática.
Quanto tempo demora pra aprender?
O professor 'renomado' Édson Lopes nos conta que começou em 1972 e se formou em 1978.
Acredito que isso resume a resposta. Eu estou tentando aprender "sempre". No meu caso 'de iniciante', tem peça que aprendo em um mês e tem peça que em três meses não consegui executar de maneira satisfatória, então creio que é preciso respeitar o meu nível técnico e persistir, sempre aprendendo, adicionando, melhorando.
Para ingressar na primeira série é preciso que o aluno:
1. Conheça os elementos básicos, as partes do instrumento.
2. Conheça a posição do corpo e o posicionamento de ambas as mãos em relação ao
instrumento.
3. Nomeie os dedos de ambas as mãos. Ordenação das cordas e localização na pauta (pentagrama).
4. Leia rítmica no campo da primeira posição e situe no instrumento.
5. Ação do polegar da mão direita e dedos 1, 2, 3, 4 da mão esquerda.
6. Ação alternada dos dedos i e m e ação dos dedos 1, 2, 3 e 4.
7. Alterações, domine os acidentes bemol e sustenido.
8. Habilite e estimule a ação dos dedos p-i e p-m da mão direita.
9. Realize arpejo de três e quatro notas p-i-m, p-i-m-i, p-i-m-a.
10. Execute acordes de dois e três notas.
11. Desenvolva a capacidade auditiva de discriminação para afinar o instrumento.
12. Todo esse conhecimento está no curso iniciante em guitarra clássica e será revisto e ampliado, nas primeiras séries, para solidificar o conhecimento base do desenvolvimento técnico do aluno.
Conteúdos didáticos, 1ª série:
1. Descrição dos diferentes elementos da guitarra a nível estrutural,
funcional e ornamental.
2. Usar postura corporal adequada, posicionamento do violão e funções de
ambas as mãos.
3. Descrição do nomenclato dos diferentes símbolos da partitura: clave, armadura, fórmula de compasso e etc.
4. Conhecimento de valores rítmicos e suas pausas: semibreve, mínima, semínima,
colcheia e quiálteras tercinas..
5. Iniciação básica ao dedilhado(arpejo) de guitarra e distinção de planos sonoros.
6 - Sincronização de ambas as mãos. Transferências longitudinais e transversais da mão esquerda.
7 - Ataque tirando e apoiando.
8 - Afinação simples por equísono.
Músicas da 1ª série:
Objetivos didáticos da 2ª série:
1. Desenvolver a capacidade auditiva de discriminação para afinar o instrumento por equisons e oitavas.
2. Conhecer a origem e evolução do instrumento.
3. Usar postura correta e expressiva, demostrando integração com o instrumento.
4. Fazer leitura rítmica no braço do instrumento.
5. Realizar arpejos de 2 notas com pulsação p-i e p-m.
6. Realizar arpejos de 3 notas com pulsação p-i-m.
7. Realize arpejos de 4 notas com pulsação p-i-m-a.
8. Executar acordes com pulsação a-m-i.
9. Fazer ligados simples e compostos, ascendentes e descendentes.
10. Fazer barra(pestana-capotraste), em 2 cordas, 3 cordas, 4 cordas. https://www.youtube.com/watch?v=24YP5l_EFPM
11. Introdução à técnica de estudo, organização de rotina diária, semanal, mensal.
Conteúdos didáticos da 3ª série:
1. Manter postura com atitude corporal e integração.
2. Toque apoiando e tirando.
3. Fazendo acordes, arpejos e ligaduras ascendentes e descendentes.
4. Mordentes, iniciação.
5. Apagadores, iniciação.
6. Desenvolver a habilidade de afinar por harmônicos naturais.
7. Localização das notas na região 2 do instrumento.
8. Prática de ponto, ponto duplo.
9. Controle de volume do som, timbre e vibrato, iniciação.
10. Análise básica do discurso musical; motivo, frase, melodia,
acompanhamento etc.
11. Agógica e dinâmica.
12. Utilização da memória, iniciação.
13. Leitura de pequenos fragmentos em aula.
14. Produção de harmônicos no 12º e 7º trastes.
15. Escalas diatônicas de duas oitavas, com saltos de posição, em todas as tonalidades maiores e menores.
Músicas da 3ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Allegretto moderato Op.31, No.3
F. Carulli: Poco Allegretto, 24 Estudos Técnicos Nº5 partitura+tab.pdf
M. Giuliani: Allegro Op.1, Vol.2, No. 3
M. Carcassi: Etude Op.60, Nº1
M. Carcassi: Estudo nº2 Opus 60
M. Carcassi: Andantino Op.60, nº3
N. Coste: Moderato, 43 Progressive Etudes, Nº10
Músicas parte—C
J. K. Mertz: Scherzo
Luise Walker: Pequeno romance - Kleine romanze
J. Ferrer: Tango nº 3
P. Roch: Habanera
J. Salvador Sagreras: Maria Luísa
Abel Fleury: A flor chorosa (A flor de llanto) Conteúdos didáticos 4ª série:
1. Compreensão das estruturas musicais: motivos, temas, períodos, frases, seções etc.
2. Cuidado e manutenção da forma das unhas, essenciais para obter um som de boa qualidade, usar diferentes ângulos de ataque, sensibilidade artística, faixa dinâmica, etc.
3. Orientações para o desenvolvimento de uma técnica(pomodoro) de estudo.
4. Delimitar partes da obra estudada que apresente dificuldade.
5. Controle do tempo e critérios de estudo.
6. Memorização de pelo menos duas peças incluídas no programa do curso.
7. O aluno deve dominar a leitura de qualquer um dos compassos na obra em estudo.
8. Explicação da tablatura em cifra, aplicada a uma obra dos vihuelistas.
9. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas técnicos e interpretativos (propor digitações, corrigir hábitos de estudo, pesquisar pessoalmente as características interpretações de cada um dos estilos musicais trabalhados durante o curso).
10. Consciência corporal, dando especial ênfase ao relaxamento como aspecto fundamental para
obter uma boa interpretação.
11. Conhecimento e domínio das diferentes técnicas de afinação do instrumento (equísono, harmônicos, oitavas).
12. Escalas diatônicas na faixa máxima em todas as tonalidades maiores e menores.
Músicas da quarta série:
Músicas parte—B
F. Tarrega: Etude in Em 57 Progressive Etudes, Nº41
Milan: Peacock Dance;
L.Milan: Seis Pavanas Nº1
Balada Espanhola: Romance De Amor; Canción Popular Española: Romanza
Fernando Sor: Estudo (Moderato em D) Opus 35, nº17
Fernando Sor: Galop
Mauro Giuliani: Divertimento Op.40, Nº6
Ferdinando Carulli: Scherzo
Músicas parte—C
J. Ferrer: (Dance of the Water Gods), La Danse Des Naïades Op.35
J. Ferrer: Tango Nº1
F. Tarrega: Lágrima.+.
Vídeo YouTube partitura dinâmica.
F. Tarrega: Sueño (Mazurka)
M. Llobet: O Testamento De`Amelia
V. Gomez: (Capela das Dores) Triste Santuario
S. Schneider: (Jugeno) Juventude.
F. Mendelssohn: Marcha nupcial. Lu Zhaoxuan: flores remanescentes da primavera
Objetivos didáticos 5ª série:
1. Desenvolver os objetivos gerais propostos para o curso, por
nível correspondente.
2. Desenvolva a pulsação com as unhas, avançando no autocontrole do seu cuidado
e a variedade timbral.
3. Analise formalmente os elementos musicais das obras em estudo.
4. Desenvolver sensibilidade física das distâncias e posições sem apoio visual.
5. Desenvolva o hábito de ouvir música de forma crítica.
6. Desenvolva a memória interpretativa memorizando fragmentos
progressivamente maiores (movimentos completos).
7. Desenvolva a leitura a primera vista.
8. Iniciação na leitura do repertório vihuelístico em suas fontes originais.
9. Obter a capacidade de afinar o instrumento, utilizando o diapasão e diversas técnicas (equisonos,
harmônicos, oitavas).
Músicas parte—B
G. Sanz: Canarios (Da Suite Española).
F. Sor: Minueto en Re Mayor Op.11, Nº5
F. Carulli: Allegretto (Slightly Allegro - da Sonata Op.5)
M. Giuliani: Rondo Op.100, nº16
L. Mozzani: Feste Lariane
L. Legnani: La Mazurka
Objetivos didáticos 6ª série:
1 - Escalas em diferentes posições contendo ligaduras e acordes.
2 - Iniciação à improvisação a partir de uma determinada melodia.
3 - Ornamentação na música renascentista.
4 - Estudo e consolidação dos diferentes ataques dos dedos i, m e a.
5 - Transcrição de música composta para instrumentos relacionados com a
guitarra (alaúde renascentista e barroco, vihuela, teorba, guitarra renascentista,...).
6 - Estudos de barras mantidas com extensões.
7 - Máxima coordenação com o resto das disciplinas complementares.
8 - Aprofundar o estudo do dedilhado e suas dificuldades. Redigitação.
9 - Aperfeiçoamento das diferentes formas de ataque dos dedos i, m e a.
10- Trabalhar e melhorar a memória musical através do fraseado.
11- Prática instrumental em grupo “música de câmara”.
12- Audições trimestrais, departamentais e de fim de ano em sala de aula curso.
13- Prática de leitura à primeira vista.
14- Prática de improvisação de pequenas melodias.
Repertório da sexta série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op.6, Nº3
F. Sor: Estudio Op.6, Nº4
Matteo Carcassi: Allegro Op.60, Nº23
Mauro Giuliani: Estudo nº22 Opus 48
M. Ponce: Prelúdio(s) nº1 e nº2
F. Tarrega: Prelúdio nº 5
F. Tarrega: Estudio en la forma de Minueto.
L. Brouwer: Etude Simple No. 11
Músicas parte—C
M. Ponce: Estrellita
João Pernambuco: Saudosa viola.
João Teixeira Guimarães (João Permambuco): Sons de Carrilhões.
J. Cardoso: Milonga
A. Barrios: Julia Florida (Barcarola)
A. Lauro: El Marabino
L. Merlin: Suite del Recuerdo (escolha duas peças - Reminiscence Suite)
J. Jimal: Baden Jazz Suite, 1st mvt.
J. Morel: Danza Brasileira
Lu Chao-Hsuan: Salgueiro
Repertório da sétima série:
Músicas parte—A
F. Sor: Andante Op.6, Nº11
F. Sor: Andante Op.6, Nº12;
Matteo Carcassi: Allegro Op.60, nº25;
L. Legnani: Caprice Op.20, nº7
Villa-Lobos: Estudo nº1.
Músicas parte—B
A. Mudarra: Fantasia
D. Scarlatti: Sonata (em lá maior) K.322
M. Giuliani: Sonata Allegro Spirito Op.15, 1º movimento.
J. K. Mertz: Tarantella Op.13 nº6Bardenklänge Mertz
N. Coste: Valse Favorito
F. Tarrega: Danza Mora
F. Tarrega: Recuerdos de la Alhambra
F. M. Torroba: Madronos (morangos).
Músicas parte—C
M. Ponce: Scherzino Mexicano
A. Lauro: Valsa venezuelana nº3 Natalia
H. Villa-Lobos: Prelúdio nº1
A. Carlevaro: Campo (Pastoral).
A. Tansman: Dança Pomposa
A. Barrios: Dança Paraguaya
J. S. Sagreras: El Colibri
L. Brower: Danza Caracteristica
Repertório da 8ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op. 31, nº 19
F. Tarrega: Estudio de Velocidad en Mi maior
E. Pujol: El Abejorro (Etude Bumblebee).
A. Barrios: Estudio del Ligado (Slur Study) em lá maior.
H. Villa-Lobos: Estúdio nº11
H. Villa-Lobos: Estúdio nº5
L. Brouwer: Estudio Nº13
L. Brouwer: Estudio Nº20
M. Carcassi: Andantino con espressione em E Op.60, Nº24
Músicas parte—B
D. Scarlatti: Sonata K.178 (em ré maior, Op.178).
F. Sor: Marborough Introdução & Variações
M. Giulliani: Variações sobre um tema das Folies da Espanha.
N. Coste: Caprice sur l`air espagnol la Cachucha Op.13 F. Tarrega: Capricho Arabe
A. Barrios: Vals Op.8 nº3
H. Villa-Lobos: Mazurka—Choro No.1 (De Suite Populaire).
Heitor Villa-Lobos: Prelúdio nº2
M. Giulliani: Variations sur un Theme de G. F. Handel
Músicas parte—C
M. Ponce: Prelúdio em Mi Maior
J. Malats: Serenata Espanola
M. Falla: Homenaje Le Tombeau de Debussy
Regino Sainz de la Maza: Zapateado
J. Turina: Homenaje a Tarrega Op.69
Y. Yocoh: Tema e Variações sobre Sakura (folclore japonês).
A. York: Sunburst (sol quente).
S. Rak: Tentação do Renascimento
A. Carlevaro: Tamboriles
R. Dyens: Saudade No.3
Repertório da 9ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op.6, Nº6
F. Sor: Estudio Op.6, Nº9
F. Tarrega: Estúdio Brillante
G. Regodi: Estudio nº5
H. Villa-Lobos: Estúdio nº 8
A. Barrios: El Ultimo Tremolo
Músicas parte—B
J. Dowland: Fantasia em Mi Maior
D. Scarlatti: Sonata K. 11 (em dó menor).
F. Sor: Grand Solo
M. Giuliani: Grande Abertura
N. Coste: Les Soirées d Auteil Op.23
Johann Kaspar Mertz: Op.28 Fantasia sobre temas do Don Giovanni de Mozart
L. Legnani: Fantasia op.19
J. Arcas: Polaca Fantastica
M. Ponce: Sonata Clássica (movimentos rápidos e lentos).
Músicas parte—C
A. Barrios: Vals Op. 8, No. 4
L. Albeniz: Leyenda
R. Pipo: Cancion y Danza Nº1
J. Rodrigo: Junto al Generalife.
J. Turina: Fandaguillo
H. Villa Lobos: Estudio Nº12
L. Brouwer: Elogio de la Danza
R. Dyens: Tango en Skai
S. Dodgson: Divisões de Fantasia
Repertório da 10ª série:
Músicas parte—A
Fernando Sor: Estudio Op.29 nº17
Napoleon Coste: 25 Etudes Op.38 nº22
Heitor Villa Lobos: Estudo nº2
Heitor Villa-Lobos: Estudo nº7
A. Gilardino: "Ventanas" do 20 Estudio
Músicas parte—B
J. S. Bach: Fuga BWV1001
F. Sor: Variações sobre um tema de Mozart Op.9 Partitura com TAB dinâmica.-
D. Aguado: Fandango Variado Op.16
N. Coste: Andante et Polonaise Op.14
J. K. Mertz: Elegia
G. Regondi: Revere Nocturne Op.19
J. Arcas: Fantasy on Themes from La Traviata
M. C. Tedesco: Rondo Op.129
C. Domeniconi: Koyunbaba (Shepherd Suite).
Músicas parte—C
A. Barrios: Un sueno en la Floresta (arquivo: un-sueno-en-la-floresta-yt)
J. Rodrigo: En Los Trigales
L. Albeniz: Sevilha
M. Ponce: Variação do Tema e Finale
Mario Castelnuovo Tedesco: Tarantella
Nikita Koshkin: Usher Valse
F. Kleynjans: Arabesque en forme de Caprice (sur le tombeaude Tárrega) Op.99
Paulo Bellinati: Jongo (Jungle Dance).
F. Martin: Quatre Pieces
W. Amadeus Mozart: Marcha Turca
Dilermando Reis: Se ela perguntar.
Dilermando Reis: Alma apaixonada
Nível performance
Músicas parte—A
N. Coste: Abertura e Rondo
Giulio Regondi: Introdução e Capricho, Op. 23
F. Tarrega: Variações sobre o Carnaval de Veneza
F. M. Torroba: Sonatina em lá maior
M. Llobet: Variações sobre um tema de Sor
M. Ponce: Sonatina Meridional (Southern Sonata).
L. Brouwer: Hika: In Memoriam Toru Takemitsu
Músicas parte—B
F. Sor: Sonatina Op.22
J. K. Mertz: Fantasia Húngara
A. Barrios: La Catedral
J. Rodrigo: Invocação e Dança (Oração e Dança).
M. C. Tedesco: Capriccio Diabolico Op. 85
L. Berkeley: Sonatina Op.52
J. Obrovska: Quatro Imagens do Japão
Músicas parte—C
N. Paganini: Grande Sonata
M. Giuliani: Grande Sonate Eroica Op.150
J. W. Duarte: Suite Inglesa
J. Rodrigo: Sonata da Alegria (Sonata Giocosa).
M. Pujol: Tres Piezas Espanolas
L. Brouwer: El Decamaron Negro (Black Ten Day Tales).
Granados: Psalter Waltz; E. Granados: Valses Poéticos
Nível de jogo mais alto - avançado - recital de formatura:
Músicas parte—A
J. S. Bach: Chaconne - Partita No.2 in D minor, BWV 1004
J. S. Bach: 4 Suites para Alaúde (Uma delas)
J. S. Bach: Prelude, Fuga & Allegro BWV998
Músicas parte—B
M. Giuliani: Rossiniana Nº1-6 (Uma delas)
D. Aguado: Rondo Brillante Opus 2 nº2 - Opus 2 nº3
M. Ponce: Variações sobre Folia de Espana e Fuga.
A. José: Guitar Sonata.
R. Dyens: Libra Sonatina
V. Asencio: Sonata
Músicas parte—C
J. Rodrigo: Três Peças Espanholas.
W. Walton: Cinco Bagatelas
M. C. Tedesco: Sonata em ré maior.
A. Tansman: Suíte Cavatina.
B. Britten: Noturno
L. Brouwer: Sonata
S. Assad: Aquarela
A. Ginastera: Sonata Op.47 www.guitar.org.tw/myhtm/docs/20161001.pdf
No.1 – Andantino em dó maior .... 1ª e/ou 2ª série
No.2 – Grazioso em dó maior ..... 2ª série
No.3 – Allegretto em dó maior ... 3ª série
No.4 – Grazioso em sol maior .... 4ª série
No.5 – Allegretto em lá menor ... 4ª série
No.6 - Allegro em lá menor ...... 6ª série
No.7 – Andantino em sol maior ... 5ª série
No.8 – Allegretto em sol maior... 5ª série
No.9 – Andantino em ré maior .... 5ª série
No.10 – Allegro em ré maior ...... 5ª série
No.11 – Grazioso em dó maior ..... 2ª série
No.12 – Allegretto em dó maior ... 3ª série
No.13 – Allegro em lá menor ...... 3ª série
No.14 – Andantino em sol maior ... 3ª série
No.15 – Allegretto em lá menor ... 4ª série
No.16 – Vivace em dó maior ....... 3ª série
No.17 – Allegretto em sol menor .. 5ª série
No.18 – Allegretto em sol maior .. 4ª série
No.19 – Tempo di polacca em C ... 4ª série
No.20 – Allegretto em C .......... 3ª série
No.21 – Andantino em ré menor..... 4ª série
No.22 – Allegretto em ré maior.... 4ª série
No.23 – Grazioso em lá menor...... 4ª série
No.24 – Allegro em lá maior....... 4ª série
No.25 – Andantino grazioso em D .. 7ª série
No.26 – Allegro em ré maior ...... 6ª série
No.27 – Andantino em lá maior .... 5ª série
No.28 – Andantino em dó maior .... 4ª série
No.29 – Allegretto em dó maior ... 5ª série
No.30 – Andantino em Sol maior.... 5ª série
No.31 – Allegretto em Lá menor ... 5ª série
No.32 – Allegro em Lá maior ...... 7ª série
25 Estudos melódicos e progressivos Op.60 de Matteo Carcassi, completa partitura com tablatura.
Inscreva-se no canal do YouTube para incentivar esse projeto, para obter o arquivo pdf da partitura com tablatura é necessário ser inscrito.
01. Estudo Allegro em C...................3ª série Vídeo Youtube
02. Estudo Moderato con espressivo em Am..3ª série Vídeo Youtube
03. Estudo Andantino em A.................3ª série Vídeo YouTube
04. Estudo Allegretto em D................4ª série Vídeo YouTube
05. Estudo Moderato em G..................4ª série Vídeo YouTube
06. Estudo Moderato em C..................4ª série Vídeo YouTube
07. Estudo Allegro em Am..................4ª série Vídeo YouTube
08. Estudo Moderato em E .................5ª série Vídeo YouTube
09. Estudo Allegro grazioso em A..........5ª série Vídeo YouTube
10. Estudo Allegretto em D................5ª série Vídeo YouTube
11. Estudo Agitato em Dm..................5ª série Vídeo YouTube
12. Estudo Andante mosso em D.............5ª série Vídeo YouTube
13. Estudo Andante grazioso em A..........6ª série Vídeo YouTube
14. Estudo Allegro moderato em D..........6ª série Vídeo YouTube
15. Estudo Allegro moderato em C..........5ª série Vídeo YouTube
16. Estudo Andante em F...................6ª série Vídeo YouTube
17. Estudo Moderato em Am.................6ª série Vídeo YouTube
18. Estudo Allegretto em A................7ª série Vídeo YouTube
19. Estudo Allegro moderato em Em.........7ª série Vídeo YouTube
20. Estudo Allegro brillante em A.........6ª série Vídeo YouTube
21. Estudo Andantino em A.................6ª série Vídeo YouTube
22. Estudo Allegretto em C................7ª série Vídeo YouTube
23. Estudo Allegro em A...................6ª série Vídeo YouTube
24. Estudo Andantino con espressione em E 8ª série Vídeo YouTube
25. Estudo Allegro brillante em A.........7ª série Vídeo YouTube
Opus 60 Matteo Carcassi e os 25 estudos agrupados por dificuldade
Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://1.bp.blogspot.com/-nLQAtnyjw9Q/XgewzgENccI/AAAAAAAAFJw/hVY1XC8En2EEMSDsJWk3J4_UTMNDxGR8gCK4BGAYYCw/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/@estudoviolaoclassico}
{twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}