Aprender json Blogger.

  Pensando em desenvolver seu próprio template, com seus widgets específicos, com aquelas funções que, só você teve a ideia exclusiva e não sabe por onde começar! Comece com json apiv3 Blogger. Você vai ficar muito contente com o que vai descobrir e fazer em seu blog.
API - Application Package Interface é o meio de comunicação para aplicativos permite interagir uns com os outros. Desenvolvedores de um aplicativo fornecem APIs para que outros desenvolvedores criem aplicativos e interajam com os seus próprios. Da mesma forma, a equipe do Blogger criou uma API própria(apiv3), que permite aos desenvolvedores externos interagir com o sistema de gerenciamento de conteúdo do Blogger.
Abra este link para ver de onde virão os dados de nosso blog aqui:
https://www.verbratec.com.br/feeds/posts/default?alt=json Você precisa saber um pouco de html, css e javascript para seguir em frente. Não é necessário um know-how avançado e você não precisa ser um programador qualificado para entender os conceitos. Vamos tentar o nosso melhor para tornar o mais fácil possível, nosso estudo aqui.
Você poderá criar seus widgets de comentários, galeria com imagens de seus posts, widgets resumos de postagens e muito mais. O céu é o limite.

JSON - JavaScript Object Notation é um formato leve de intercâmbio de dados fácil para humanos ler e escrever. É fácil para as máquinas analisar e gerar. Ele permite que o navegador interaja facilmente com seu servidor de blog e obtenha dados muito mais rápidos em comparação com o XML, que é muito mais lento neste caso.
O objeto feed é onde todos os dados do seu blog são armazenados como mostrado na imagem.
Tudo está dentro das chaves{}.
Observe o objeto title nome da variável $t: valor Verbratec.
Entre conchetes estão as arrays


Novatos como eu muitas vezes confundem o Blogger JSON API, com o Blogger JSON Feeds. Os feeds JSON são arquivos simples usados ​​para armazenar e/ou trocar dados, enquanto a JSON API é uma Interface de Pacote de Aplicativos que permite interagir com outras aplicações de terceiros.

Caso seu navegador não mostre json como vimos na imagem(árvore de dados), você pode acessar o site https://codebeautify.org/jsonviewer para ver sua árvore de dados.



Então temos na árvore de dados, os objetos entre chaves e arrays entre conchetes, agora vamos ver a lista:
 {}id - único identificador em cada postagem.
 {}published - data da publicação da postagem.
 {}update - data da última edição.
 {}category - mostra os marcadores da postagem
 {}title - mostra o texto título da postagem

Algumas coisas como por exemplo, openSearch$itemsPerPage dependem das configurações internas feitas no seu blog, eu configurei o meu blog para mostrar 50 postagens, os valores usuais são 10, 25, 50 e 100.
Já observei que no painel do Blogger a contagem inclui as postagens em rascunho.
Todos os dados das postagens estão em https://www.verbratec.com.br/feeds/posts/default?alt=json
Todos os comentários logicamente em https://www.verbratec.com.br/feeds/comments/default?alt=json
Então as páginas estáticas estarão em https://www.verbratec.com.br/feeds/pages/default?alt=json

Se você é como eu, gosta de aventura e copiar códigos de scripts como "slides", e já deve ter reparado nessa linha:
https://blogname.blogspot.com/feeds/posts/default?alt=json-in-script&callback=myFunc
Pessoas mais preguiçosas nem se dão ao trabalho de explorar e estudar, apenas copiam e usam, trocam o nome do blog e algumas nem isso fazem, claro que não funciona e vão reclamar, kkkkk.
Essa linha de código veio de onde afinal? Sim é a primeira linha das amostras, veja só: https://developers.google.com/gdata/samples/blogger_sample
Aproveita e dá uma boa olhada, mas volta hein!
Voltou que legal!
Como vimos json-in-script diz algo diferente ao Blogger, ou seja o Blogger devolve de de forma diferente as requisições feeds/posts/default?alt=json e feeds/posts/default?alt=json-in-script
Quando usamos json-in-script dizemos ao Blogger que queremos usar javascript e então obtemos uma função chamada: gdata.io.handleScriptLoaded.
Se você não percebeu isso, ainda está em tempo, abra os próximos dois links e observe o início da primeira linha de código retornada; link 1 com alt=json
Link 2 com alt=json-in-script e nossa função gdata.io.handleScriptLoaded como resultado.
Na próxima etapa vamos ver como javascript pega os dados.

Abraço e até a próxima!
Este estudo se guia pela publicação do Mohammad Mustafa Ahmedza em https://www.mybloggertricks.com/2015/10/introduction-to-blogger-json-feeds-and-blogger-data-api.html
Mohammad começou a blogar em agosto de 2008 logo após completar seu GCE A Level. Após uma desqualificação do visto dos EUA para estudos superiores, ele começou a escrever blogs para se livrar da crescente depressão e, em seguida, sua vida mudou drasticamente. Ele começou a ter interesse em ajustar os Modelos do Blogger ao ler detalhadamente artigos on-line. Sua sede de aprender e entender as últimas tecnologias da web, como HTML4, CSS3, PHP e JavaScript, o equipou com uma excelente arte de web design. Ele agora é um web designer e desenvolvedor web por todos os direitos sem ter feito qualquer treinamento profissional.

إرسال تعليق

Jair de Jesus يقول... 10 نوفمبر 2018 في 9:20 ص

Um simples teste Blogger.

Site Web Lista يقول... 20 أغسطس 2019 في 7:19 م

Informação riquíssima, parabéns pelo post!!!

Jair de Jesus يقول... 17 أكتوبر 2019 في 7:51 م

Grato por sua participação e o ensejo de sucesso, boa saúde e paz!

Deixe seu comentário 'humano'!

[blogger][facebook]

Jair de Jesus

Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://1.bp.blogspot.com/-nLQAtnyjw9Q/XgewzgENccI/AAAAAAAAFJw/hVY1XC8En2EEMSDsJWk3J4_UTMNDxGR8gCK4BGAYYCw/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/@estudoviolaoclassico} {twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}

نموذج الاتصال

الاسم

بريد إلكتروني *

رسالة *