Template.

Um template Blogger pode suprir as necessidades iniciais, depois de um tempo a gente quer outras funções, as vezes outro desenho.
Eu vejo muitos casos, em que o internauta sofre para atingir o objetivo. De fato não é algo tão simples, instalar e configurar adequadamente um template. Aqui pretendo compartilhar algumas dicas, de uma maneira geral, por exemplo se tiver uma imagem em cada artigo, todos os templates e aplicativos, gadgets/widgets funcionarão bem, se não tiver imagem, alguns templates terão problema pela falta de tal imagem, então no geral é bom ter uma imagem em cada artigo. Pode ter mais de uma imagem? Sim, sem problema algum, na maioria das vezes os programas irão puxar a primeira imagem do artigo, mesmo que ela não esteja aparente no artigo, para isso pode-se por exemplo usar o estilo display:none em css.
Daí entra o segunda dica, que é ter uma noção básica do html, css e javascript, isso facilitará bastante a vida do internauta que faz uso do Blogger. Entender onde adicionar código, onde se localizam os blocos de código, da pele(skin), do corpo(body), do rodapé(footer), barra lateral(sidebar) e etc.

Outro detalhe que deve ser considerado é a idade do template, geralmente a última versão de um "software" está em teste e é chamada de "beta", isso por conter problemas ainda não resolvidos, significa que o mais novo pode não ser o melhor. Por outro lado não se deve fazer uso de algo muito antigo, com links quebrados de sites que já fecharam as portas e serviços encerrados como o GooglePlus por exemplo.
Um template que está com um ano de vida hoje, tem maiores chances de possuir uma codificação atualizada e com menos problemas para correção.
É quase que impossível estar 100%, pois as coisas mudam muito rápido e se deve considerar que até mesmo grandes sites tem problemas, falhas as vezes pequenas, que passam desapercebidas por muitos, mas que ali estão e para quem é mais detalhista se tornam algo incômodo.
Eu gosto de ver tudo funcionando bem, mas reconheço que nem sempre isso é possível. Tenho um gosto em especial que nem sequer é perceptível ao público, me refiro aqui ao painel administrativo, que é visto apenas pelo Jair, mas que me dá um gostinho quando aparece nas imagens ou nos vídeos, sei que muitos ficam se perguntando, como o painel dele é cheio de tons e gadgets diferentes?

Imagem do painel administrativo layout Blogger Verbratec.

Acredito que a maioria das pessoas, que gostam de blogar, escolhem seus templates apenas pelo desenho, mas tem uns 30% de usuários que gostam de ter funcionalidades à disposição e a tendência é que esse percentual cresça. Para isso os desenvolvedores precisam estar atentos, atualizados e dispostos para atender a demanda.
Penso que há tão pouco disponível, mas de fato não há procura suficiente. O que rege é a lei da oferta e da procura, por isso até hoje, não há suporte ao PHP no Blogger, infelizmente.
Eu dedico algum tempo pesquisando, para poder inovar, mas há alguns "freios" aqui, daí resta escrever algo lamentando a impossibilidade de fazer algo diferente, seguimos usando apenas o feed na alimentação dos gadgets, que já me parecem velhos conhecidos e que por mais criativos que sejamos, possuem as mesmas funcionalidades de anos atrás. Isso é bah!
Para efeitos de estudo e observação, como exemplos de codificação para templates Blogger, poderás acessar essa página.
Os códigos na versão 1 e 2 para um mesmo widget.
Códigos nas versões um e dois para um mesmo widget Blogger.

Por curiosidade, é possível fazer uso de até 999 widgets em um template Blogger, sendo que muitos deles são usados apenas para realizar funções, ficando invisíveis, trabalhando apenas em segundo plano.
Um abraço com o ensejo de um ótimo final de semana e até a próxima!

إرسال تعليق

Deixe seu comentário!

[blogger][facebook]

Jair de Jesus

Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://1.bp.blogspot.com/-nLQAtnyjw9Q/XgewzgENccI/AAAAAAAAFJw/hVY1XC8En2EEMSDsJWk3J4_UTMNDxGR8gCK4BGAYYCw/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/verbratec} {twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}

نموذج الاتصال

الاسم

بريد إلكتروني *

رسالة *