Criar projeto widget

banner endereço e telefone
Os primeiros passos na criação de um widget module xml para Blogger; sei que muitos links não funcionam, mesmo assim é bom para quem está iniciando o estudo, ler algumas informações antes de criar o projeto, então acesse developers.google.com/gadgets.
Será possível fazer muito, porém é preciso ter um conhecimento básico de HTML, CSS e JavaScript, além do XML que é muito fácil de entender.
  • <module> indica que este arquivo XML contém um gadget.
  • <ModulePrefs> contém informações sobre o gadget, e seu autor.
  • <Require Feature="opensocial-0.8" /> denota uma característica necessária do dispositivo - neste caso, a API OpenSocial (v0.8).
  • <Require Feature="minimessage" /> denota uma característica necessária do dispositivo - neste caso, o nosso exemplo.
  • <Content Type="html"> indica que o tipo de gadget conteúdo é HTML. Este é o tipo de conteúdo recomendado para recipientes do OpenSocial, mas gadgets para outros recipientes, como o iGoogle apoiar outros tipos de conteúdo.
  • <[CDATA![ aqui... ] ]> contém a maior parte do gadget, incluindo todo o HTML, CSS e JavaScript (ou referências a esses arquivos). O conteúdo desta secção deve ser tratado como o conteúdo do corpo tag em uma página HTML genérico.

Seu widget poderá ser aplicado ao IGoogle Widget Verbratecajuda do Blogger.

Inicialmente seu projeto será similar a este simples estudo verbratecajuda.

O mais importante é que somente o administrador poderá modificar o widget, sabemos que as pessoas retiram o link, os créditos. Isto não será possível, ninguém poderá modificar seu xml sem a sua autorização.

Primeiro é preciso criar o projeto as instruções são bem claras e o Google Gadget Editor está funcionando perfeitamente.
https://developers.google.com/gadgets/docs/tools#GGE
Novo xml pronto:
http://verbratecajuda.googlecode.com/svn/JJ
Agora vamos ver algumas imagens do processo de criação de um projeto widget:

Como podemos ver na imagem é tudo bem simples, escolha um nome para o seu projeto, coloque uma pequena descrição, procure sempre preencher de acordo com o conteúdo, assim como no blog escolhe um título para postagem condizente com o conteúdo do artigo.

O controle de versão inicialmente não será utilizado, mas deve ser escolhido, pois conforme seu gadget for modificado, melhorado, ganhará uma nova versão. A licença conforme está nos termos de uso deve ser de código aberto. Algumas palavras podem ser inseridas para que o internauta possa localizar seu projeto na pesquisa do Google(chamamos de indexação). Agora é só clicar em criar projeto e está feito.

O XML não pode conter erro, verfique toda a codificação cada vez que editar um arquivo, Commmit Log deve ser referente a modificação feita na versão. O botão Cometer atualizará o arquivo.


Aqui vemos o link para editar o arquivo, simplesmente abrir o editor.

O arquivo pode ser enviado de seu computador, clica em downloads, escolher arquivo, num procedimento normal, simples e bem definido.

Explore os recursos que o Google oferece!

Para ver o arquivo obter o url, e este é o url que permitirá ser inserido no seu blog como mostrado na postagem criando-widget-blogger inserindo por url.

Aqui acredito que o internauta já obteve todas as informações necessárias para começar a usar o GGE e aplicar widgets que podem ser compartilhados e não serão modificados como os simples gadges de HTTML/javascript do Blogger.

Quando de volta ao Blogger para adicionar e testar, encontrei a antiga interface, por um minuto apenas, adicionou o widget normalmente, percebi que alguns links não funcionam outros são redirecionados e há os que levam para interface antiga do Blogger.


Obrigado pela atenção e uma boa navegação!




Tutorial completo.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste blog-site. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. Comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema poderão ser deletados pelo moderador.

1 Comente Blogger
Comente Facebook
 Comente Disqus

http://verbratecajuda.disqus.com/admin/universalcode/ estando com anti-vírus ativo o sistema de comentários Disqus poderá ser bloqueado; isso é normal.

comments powered by new Disqus

Obs: estando com anti-vírus ativo o sistema de comentários Facebook poderá ser bloqueado; isso é normal.



Ao perceber algo diferente com Facebook proceda o login primeiro depois recarregue a página ok!

1 Comentário:

  1. Creio que esta parte é fácil o mais difícil é ter criatividade para algo diferente e útil aos blogueiros.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Espaço do Anúncio!

Design by Jair de Jesus

Verbratec© Desktop 2017