Ad

fica

appvbt

menu css interativo json

Procurando...

Acompanhe, partilhe!

Login Logout Version

Bem vindo a Verbratec!

Contato Sobre Mapa do site

26 de fev de 2018

https ssl no Blogger.




HTTPS no meu blog! Sim.


  O Blogger disponibiliza para seus usuários o protocolo seguro.
  Para ativar o 'ssl' você só precisa fazer login por este link:
  https://draft.blogger.com/ e usar seu conhecido painel administrativo, escolha o blog, clique em configurações, básico e diga sim para: Disponibilidade de HTTPS.

  Esta postagem é mais uma forma de esclarecer alguns detalhes técnicos que mudam em relação ao http.
  Para quem está iniciando um blog/site no Blogger agora, basta criar e configurar, sem maiores problemas.
  O problema maior é para que já possui um trabalho mais extenso, com muitos urls, sejam de links, imagens, scripts ou quaisquer outros, pois tudo deverá mudar para https, e o programa do Blogger não faz isso de forma automática, será preciso abrir as postagens para edição, de uma a uma e acrescentar o "s" no http.  Você encontrará algumas correções automatizadas, essas informações estão na ajuda do Google/Blogger.
Isso será feito em links, tags de imagem e scripts, principalmente, recomendo que tudo seja passado para https. Inclusive o template, então não esqueça de fazer o bom e velho download do seu arquivo template.xml ok?

  A próxima dica é sobre o código de pesquisa, pode ser que note algo errado, eu por exemplo uso action="https://www.verbratec.com.br/search" ou seja, apenas acrescentei o "s", porém tive problemas com retorno de nomes compostos (ainda não resolvido).
  Fique atento.
  Problemas na busca, no formulário de pesquisa com código:
expr:action='data:blog.searchUrl'
  Acrescente o https dessa forma:
 expr:action='data:blog.searchUrl.https'

 Você precisa editar o robots.txt arquivo em configurações, pesquisa e deixá-lo similar a este, lógico trocando pelo nome do seu blog:
User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:
User-agent: *
Disallow: /search
Allow: /
Sitemap: https://www.verbratec.com.br/sitemap.xml

Se você tem algo em páginas estáticas e deseja indexar, então será preciso enviar também sitemap-pages.xml veja exemplo do url:
https://www.verbratec.com.br/sitemap-pages.xml


 Não perde tempo, acesse o seu painel searchconsole do Google e envie o novo sitemap agora com https.


 Agora penso que está tudo pronto então preciso confirmar, para isso acesse:
https://www.jitbit.com/sslcheck/ insira o url base do seu site e clique em verifique se há erros de SSL. Claro que um bom resultado dirá que não há erros, se houver o programa irá mostrar quais são e onde estão.
 Nenhum erro agora, então vamos prosseguir, acesse esta ferramenta https://www.missingpadlock.com , para obter resultado 0, eu disse "zero" em todos os aspectos.
 Todo o procedimento é simples, mas pode se tornar complexo, no momento em que for preciso se desfazer de alguns gadgets, ou reescrever scripts, realocar arquivos, etc. Precisando de ajuda entre em contato. Deixe sua opinião, dica ou crítica nos comentários dessa postagem.
 Abraço e até a próxima.

A forma mais simples de verificar se seu blog está no "padrão" e respondendo de forma segura é, requisitando todas as postagens no modo dinâmico, simplesmente https://www.verbratec.com.br/view/flipcard adicione: /view/flipcard ao url base do seu blog/site Blogger. Se estiver tudo certo o "cadeado" se manterá verde, se não após tudo carregado e haverá uma indicação junto ao mesmo.

Para localizar algum problema "pontual" você pode requisitar com script, pelo feed, de dez em dez postagens e isso facilita "muuiiito".

Abraço!
Abraço!

Design by Jair de Jesus - Josh Peterson

Verbratec© Desktop 2018