Ad

fica

menu css interativo json

Procurando...

Acompanhe, partilhe!

Login Logout Version

Bem vindo a Verbratec!

Contato Sobre Mapa do site

Textual description of firstImageUrl

Códigos de erro em cooktops de indução.


Não há uma norma regulamentando, então os fabricantes usam de forma diferente, ou seja, o erro E5 pode ter significado diferente em diferentes marcas e até em diferentes modelos da mesma marca.
Aqui, seguindo o manual da Whirlpool para a marca Brastemp, modelo BDJ30AEANA e BDJ30AEBNA, são os seguintes códigos:

E0 E4 E5 E7 E8 representam problemas técnicos e devem ser resolvidos na assistência técnica.

E6 E1 Atividade de proteção por super aquecimento, aguarde até que o sistema resfrie.
E2 E3 Atividade de proteção contra oscilações da rede elétrica, espere até que o fornecimento de energia estabilize.

O intuito desse texto é compartilhar um pouco do que tenho com os amigos da rede. Vejo algumas informações erradas, pessoas tentando ensinar o que não sabem, como por exemplo, confundindo bobina de indução com a resistência usada nos parecidos cooktops vitro-cerâmicos.

Códigos usados pela Prestige no modelo PIC 16.0+


Cabe lembrar aqui que o sistema de indução não consome o oxigênio do seu ambiente, é muito mais eficiente para aquecer, rápido, limpo, seguro, claro que se deve ter algum respeito pelas normas e o bom senso no uso, sempre. Nunca use seu fogão de indução com o vidro quebrado ao meio, isso é perigoso pra você, perigoso para as pessoas da sua residência.
Pela minha experiência pessoal, não recomendo que aqueça peças estranhas ao processo de cozimento por indução, principalmente para preservar a integridade dos componentes eletrônicos.

A Philips para o modelo HD4929 e HD4928, usa da seguinte forma:
O código de erro E1 ou E2 é exibido na tela. O sensor principal está no estado de circuito aberto ou curto-circuito. Leve o aparelho ao seu revendedor Philips ou a um centro de serviço autorizado pela Philips.
O código de erro E3 ou E4 é exibido na tela. O sensor do dissipador de calor está em circuito aberto ou em curto-circuito. Leve o aparelho ao seu revendedor Philips ou a um centro de serviço autorizado pela Philips.
O código de erro E5 ou E6 é exibido na tela. A tensão está muito alta ou muito baixa. Aguarde até que a tensão estabilize e tente novamente.
O código de erro E7 é exibido na tela. O ventilador está com defeito. Leve o aparelho ao seu revendedor Philips ou a um centro de serviço autorizado pela Philips.
O código de erro E8 é exibido na tela. O sensor principal não está funcionando. Leve o aparelho ao seu revendedor Philips ou a um centro de serviço autorizado pela Philips.
O código E9 é exibido na tela. O fusível está com defeito. Leve o aparelho ao seu revendedor Philips ou a um centro de serviço autorizado pela Philips.
As panelas adequadas para indução possuem no fundo o símbolo, conforme assinalado em verde na imagem abaixo.
Para ser mais feliz com seu cooktop, não ative o campo de indução com a superfície molhada. Não ative o campo sem uma panela, nem com panela vazia por mais que 20 segundos. Use sempre as panelas indicadas para indução, não se trata apenas de ser magnética e a panela é boa, isso é o que dizem por aí. Na verdade a massa da panela para indução, foi projetada e previamente testada, toda panela indicada para indução possui no fundo triplo, o símbolo de indução e a quantia certa de material magnético.
Querendo poderá fazer um teste e isso lhe custará algum dinheiro, seu cooktop irá estragar, uma panela de ferro "da vovó" não tem o símbolo de indução no fundo e possui uma grande massa de ferro. Toda essa massa ferrosa irá forçar um corrente elétrica muito maior no circuito eletrônico, do que aquela corrente para a qual ele foi projetado, então tenho certeza que em pouco tempo, apesar de toda a preocupação com os dispositivos de segurança, um IGBT entrará em curto, talvez um capacitor, ou um resistor irá abrir. Melhor pensar bem antes de fazer experiências.
Voltando ao assunto código de erro, hummm! Estamos no assunto, pois vai aparecer E0, não sei não, se algo entra em curto, um transistor por exemplo, logo o fusível de proteção abre e assim, nada será mostrado no painel, será um cooktop sem vida. Pelo menos até o momento do reparo, que neste caso deverá ser feito pelo técnico em eletrônica.
Aqui no sul do Brasil as peças estão com preços altos e o que é pior; algumas são difíceis de encontrar, raras e caras. Capacitor MKP, IGBT e o vidro principalmente.


Uma das coisas boas é ter na placa a gravação com os valores dos componentes, como assinalo na imagem abaixo, com setas vermelhas:

Feliz 2019!

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design by Jair de Jesus - Josh Peterson

Verbratec© Desktop 2019