De olhos fechados.

Olá terráqueos e terráqueas!
O assunto aqui é algo que me chamou a atenção, ao estudar música já vi centenas de vídeos, das mais variadas interpretações, mas observo mais a guitarra clássica, ou seja, aqui no Brasil, chamamos de "violão" clássico.
No resumo da arte, há um fator "olhos fechados" como veremos nas imagens abaixo.
Quanto mais eu estudo, mais sei, que não sei, kkk. Porém temos esperança, várias pesquisas estão em andamento no globo terrestre, então algumas coisas nós sabemos, por exemplo a boa música é benéfica para os vegetais, tanto quanto para os animais.
Nós humanos queremos saber como tudo acontece na natureza, porém muito ainda é mistério e permanece baseado em teses. A parte boa é que já sabemos algo útil, como por exemplo o fato da música criar novas conexões neurais, reativar a memória, tranquilizar e etc.
Logo podemos dizer que a música não só é processada pelo cérebro, mas afeta o seu funcionamento e dessa forma altera os batimentos cardíacos, a quantidade de hormônios no sangue, a oxigenação entre outros fatores.
A visão é sem dúvida nosso sentido "principal" enquanto simples humanos, mas quando cortamos esse sentido, "fechando os olhos" nosso cérebro atua imediatamente e amplia os demais sentidos, então de olhos fechados temos automaticamente um 'ouvido' muito mais eficiente e como violonistas, um 'tato' muito eficaz também, por outro lado a visão atua como entrada de dados para o cérebro e no momento de executar uma peça ele precisa muito mais da memória, já que a peça foi previamente estudada, é cabível dizer que no momento os dados visuais seriam poluentes desnecesssários (exceto enquanto lendo a partitura). Me atrevo a dizer que a maioria dos violonistas não programa isso de forma consciente, ah nessa parte eu fecho os olhos, em tal compasso eu abro os olhos, creio que o inconsciente comanda isso.
Deixe por favor o seu parecer, sua ideia, sua experiência, ali embaixo nos comentários.
Fechar os olhos no palco, demostra sentimento na interpretação, o violonista mostra o domínio da guitarra e o conhecimento da peça entre outras coisas e isso é de fácil entendimento para a platéia. Isso me causa um certo fascínio específico, ou seja, se fecha os olhos é um fator muito positivo.
Claro que isso é uma coisa minha, de iniciante no estudo de música, no entanto o que me chamou a atenção foi a falta de conteúdo, cientificamente comprovado sobre esse assunto, talvez seja para os mestres algo irrelevante ou simplório, corriqueiro, natural ou talvez esteja passando desapercebido, mas não vi nenhum mestre durante aula de dinâmica por exemplo, dizer: _Feche os olhos, sinta a música. Tentei executar uma peça de olhos fechados e foi um grande desafio, gostei tanto das sensaçãos, do sentir mais o áudio, o tato, a pressão sobre as cordas, a distância do traste, ao fechar os olhos se obtém algo indescritível, com certeza ajuda o aluno a elevar seu nível técnico, o trabalho da dinâmica é simplesmente "sensacional", já se passaram muitas aulas com inúmeros mestres diferentes, nem mesmo Andrés Segovia falou sobre fechar os olhos.
Ao fechar os olhos, a audição realmente amplia e tudo fica mais nítido, inclusive os erros, kkkk. Tudo bem se não conseguir executar uma peça, faça por partes, por compassos, por frases, experimente.
Vou seguir observando e pesquisando de 'olhos abertos', ao encontrar detalhes úteis adicionarei aqui.
Talvez essas minhas palavras possam servir como um gatilho, para que outras pessoas, escrevam mais sobre isso.
Meu especial agradecimento aos violonistas que autorizaram o uso da imagem: Pablo Romero Luis e Esdras Maddalon.
Um grande abraço e o meu muito obrigado por sua visita aqui!


Da Espanha, uma pessoa com quem tenho aprendido muito, grande mestre Pablo Romero Luis.
Pablo Romero Luis de olhos fechados tocando guitarra clássica. Visite o canal YouTube de Pablo Romero Luis.



Um violonista brasileiro, residente na Itália, professor, concertista e de "olhos fechados": Esdras Maddalon
Esdras Maddalon de olhos fechados tocando guitarra clássica. Conheça o canal no YouTube Esdras Maddalon


Fontes:
Alguns artigos relacionados, que podem contribuir para um melhor entendimento de minha curiosidade:
Universidade de São Paulo - USP
https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/musica-pode-estimular-do-desenvolvimento-do-cerebro-a-saude-emocional/
Universidade de Surrey - Inglaterra
https://www.surrey.ac.uk/mediacentre/press/2015/closing-your-eyes-boosts-memory-recall-new-study-finds
Universidade Nacional de Taiwan
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2015.01160/full
Marcadores: ,

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

[blogger][facebook]

Jair de Jesus

Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://1.bp.blogspot.com/-nLQAtnyjw9Q/XgewzgENccI/AAAAAAAAFJw/hVY1XC8En2EEMSDsJWk3J4_UTMNDxGR8gCK4BGAYYCw/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/verbratec}{twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *