Desenvolver com Blogger

Serviços para blog/sites Blogger.


Tudo pode começar pela instalação de um modelo(template) o que é para muitos uma grande dificuldade, devido aos detalhes que envolvem a missão.
Noutros casos, basta copiar e colar, salvou e foi feliz!
Em muitos casos o usuário apenas usa o padrão do Blogger, mas quem quer ter algo diferente, precisa ou estudar muito e explorar cada detalhe da plataforma Blogger, ou contratar o serviço.
Para os templates mais sofisticados existem alguns detalhes que são necessários e precisam estar no modo de compatibilidade para que funcionem. Aproveitando essa leitura, se pode resolver eventual "problema" no caminho das pedras.
Para um template como este que estou usando no momento, as configurações Blogger precisam estar assim:
0 - Realize antes num "blog de testes", sempre tenha uma cópia salva de seus trabalhos.
1 - A maioria das funções dependem de dados existentes, faça ao menos 15 artigos.
2 - Adicione ao menos 15 frases e uma imagem em cada artigo, aplicando também marcadores.
3 - No feed do site em 'Permitir feed do blog' marque versão completa.
4 - Tem detalhes que precisam ser pensados antes da compra do template, não fique na imaginação, tenha certeza das possibilidades, antes da compra. Analogia é comprar um prédio de 2 andares e querer construir mais um andar no meio, isso é impossível, resta fazer sobre, lá no alto e se a estrutura permitir mais peso, do contrário tudo desmorona.
Da mesma forma pode ocorrer algo similar nos templates complexos, até por já possuirem todas as funções necessárias, pensadas no bom desempenho.
5 - Configurações - Permissões - Acesso ao leitor, Blogger precisa ser público para que as funções possam acessar os dados também via feed.
6 - São muitas funções disponíveis, não queira usar tudo simultâneamente e lembre-se de que muitas delas podem ser ativas e desativadas, antes do desespero confira se está tudo ativado e configurado corretamente.



Agora vou listar algumas funções, que fazem parte da maioria dos templates sofisticados e atualizados. Não esquece de consultar e guardar a documentação para futuras consultas.
01 - Responsivo, significa que a função organiza os widgets, adequando-os ao tamanho da tela em que o blog/site será renderizado, smartphone, notbook, televisão etc.
02 - Layout é a função que lhe permite escolher entre coluna na esquerda, coluna na direita e sem coluna, algo muito útil em alguns artigos, geralmente é ativada individualmente em cada artigo.
Configurações de layout do template no Blogger.
03 - Menu, precisa atender o conjunto da obra, sendo fácil de operar, fácil de inserir dados e que aceite links de todos os tipos, preferencialmente com campo de pesquisa.
04 - Pesquisa ajax, é fundamental, exceto para quem vai ter poucas páginas.
05 - Redes socias, função que facilite o compartilhamento do seu material, acesso ao canal YouTube, Instagram e etc.
06 - Sistemas de comentários, função que facilita ativar comentários do Facebook, Disqus e que mantem Blogger, atendendo todos os gostos.
07 - Função parar menu no topo, caminha junto a de emparelhamento coluna lateral e conteúdo principal, geralmente no mesmo plugin(Theia Sticky Sidebar) um dos mais usados.
08 - Função de paginador na homepage.
09 - Função "news ticker" é algo interessante ter algum movimento.
10 - Widget de todos os tipos, inclusive com slider.
11 - Que exagero, na verdade só precisa escrever, não quebre a cabeça com tudo isso!


Sempre usando a lógica, se um template custa 50 dólares, como pode-se fazer download gratuitamente?
A dica principal é use a lógica, ninguém trabalha de graça, logo algo está embarcado nesse template 'gratuito', ou pode ser uma versão "free" a qual não possui todas as funções. Muito se fala de vírus, mas não é bem isso, já vi várias coisas diferentes, desde um simples link que por sinal fica oculto aos olhos do usuário, a preocupação dos meninos é não mostrar no rodapé, mas para a pesquisa o que importa é estar no código do blog/site, mesmo na posição fora da tela, gera autoridade, isso é algo bom para o desenvolvedor do template, pois assim está aumentando a relevância de seu site nos buscadores.
Outro detalhe é o redirecionamento de um visitante por dia, para uma propaganda, anúncio vinculado à conta do desenvolvedor do template, demora até o usuário desautorizado, perceber que está pagando o uso do template.
Por último a forma toda certa, versão "free" para baixar e usar, versão "preview" permite conhecer por fora o template, sem acessar o código principal que é a versão "premium", essa enviada por e-mail após o pagamento.

Exemplo de código para versões diferentes de um mesmo template; free, preview e premium.

Não faço ideia de quem foi o primeiro no uso dessa ideia, mas creio que seja uma ótima ideia para o negócio dos templates, principalmente para os desenvolvedores, mas também uma boa ideia para os usuários.
Eu uso um mesmo template por muitos anos, mas entendo que muitas pessoas gostam de experimentos e trocam o template seguidamente, como algo prazeroso.
É interessante que grande parte dos usuários se desviam do foco principal, tomados pela beleza das combinações de cores e imagens, esquecendo das funcionalidades. Há certamentamente grandes trabalhos de muitos "designers" e soma-se o fato de o Jair ser péssimo na escolha de cores. Simplesmente não consigo fazer bonito e continuo focado na parte interna, códigos me fascinam.
Veja como exemplo algumas entradas de dados Blogger na imagem que segue.
Foto de códigos de entrada Blogger b class e  attr.

E suas respectivas saídas.
Foto de códigos de saída Blogger b class e  attr.
Note que é impossível para alguém de fora, saber se a div teve seu id e sua classe ou quaisquer outros parâmetros criados diretamente ou por outras funções. Por isso muitas vezes é impossível ajudar, sem ter acesso ao código fonte, o qual o Blogger concede apenas aos administradores do blog.

Tendo alguma dificuldade, ou dúvida, entre em contato, será um prazer lhe ser útil.
Não tendo dúvida, nem curiosidade, comente, só pra eu ficar sabendo que alguém leu por aqui.
Um abraço e o ensejo de uma boa navegação!

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

[blogger][facebook][disqus]

Jair de Jesus

Estudante de HTML, CSS, json, Blogger e tal.{picture#https://1.bp.blogspot.com/-nLQAtnyjw9Q/XgewzgENccI/AAAAAAAAFJw/hVY1XC8En2EEMSDsJWk3J4_UTMNDxGR8gCK4BGAYYCw/s35/jair.jpg}{facebook#https://facebook.com/verbratecajuda}{youtube#https://youtube.com/verbratec} {twitter#https://twitter.com/verbratecajuda}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *