Sempre ao iniciar o estudo, afine seu instrumento, alongue-se e faça um aquecimento prévio, sobretudo de suas mãos.
Comece devagar, muito devagar e toque cada um dos exercícios algumas vezes até se sentir confortável. Uma vez que consiga tocar estes exercícios lentamente sem falhas, então pode começar a usar o metrônomo. Mais uma vez comece muito lentamente e aumente o andamento gradualmente. Preste atenção à qualidade sonora. Todas as notas devem soar limpas e claras. Aplique o ataque corretamente, atente-se ao uso dos dedos na mão direita.
Foque-se completamente no exercício. Observe a sua mão esquerda e a sua mão direita enquanto toca e veja se há algo que possa ser corrigido ou melhorado. A mais pequena mudança pode fazer uma grande diferença. Busque premir a corda o mais próximo possível do traste.
Relaxe os músculos dos seus dedos, pulsos, mãos, braços e ombros o suficiente para reduzir a sua tensão geral e prevenir possíveis lesões. Utilize estes exercícios nos seus aquecimentos e nos seus treinos de técnica, introduzindo-os na sua rotina de estudos.
Acompanhe meu estudo de música com violão clássico, inscreva-se no canal YouTube: @estudoviolaoclassico.
Meu estudo é por minha conta e risco, kkk, sem um professor definido, busco estudar com os melhores que posso, e é muito importante ter um roteiro para estudar, então seguindo a escola européia temos uma programação de estudo do início ao performer, listado logo abaixo, nessa página.
Se és iniciante na guitarra clássica, aqui está o fio da meada, aprenda certo do começo, tenha paciência e persevere, logo terás bons resultados:
Curso iniciante em guitarra clássica. Para aprender onde estão as notas musicais no instrumento, nomenclaturas, como funciona a notação musical(partitura-tablatura), o que é métrica, dinâmica, ritmo, andamento e todos os demais assuntos referentes a base inicial do estudo de música com guitarra clássica.
Iniciante; graus 1 a 3 ou aproximadamente 1 a 3 anos de estudo prático.
Intermediário; graus 4 a 6 ou aproximadamente 4 a 5 anos de estudo prático.
Avançado; grau 7 e acima, 6 anos ou mais de experiência na prática.
Quanto tempo demora pra aprender?
O professor 'renomado' Édson Lopes nos conta que começou em 1972 e se formou em 1978.
Acredito que isso resume a resposta. Eu estou tentando aprender "sempre". No meu caso 'de iniciante', tem peça que aprendo em um mês e tem peça que em três meses não consegui executar de maneira satisfatória, então creio que é preciso respeitar o meu nível técnico e persistir, sempre aprendendo, adicionando, melhorando.
Para ingressar na primeira série é preciso que o aluno:
1. Conheça os elementos básicos, as partes do instrumento.
2. Conheça a posição do corpo e o posicionamento de ambas as mãos em relação ao
instrumento.
3. Nomeie os dedos de ambas as mãos. Ordenação das cordas e localização na pauta (pentagrama).
4. Leia rítmica no campo da primeira posição e situe no instrumento.
5. Ação do polegar da mão direita e dedos 1, 2, 3, 4 da mão esquerda.
6. Ação alternada dos dedos i e m e ação dos dedos 1, 2, 3 e 4.
7. Alterações, domine os acidentes bemol e sustenido.
8. Habilite e estimule a ação dos dedos p-i e p-m da mão direita.
9. Realize arpejo de três e quatro notas p-i-m, p-i-m-i, p-i-m-a.
10. Execute acordes de dois e três notas.
11. Desenvolva a capacidade auditiva de discriminação para afinar o instrumento.
12. Todo esse conhecimento está no curso iniciante em guitarra clássica e será revisto e ampliado, nas primeiras séries, para solidificar o conhecimento base do desenvolvimento técnico do aluno.
Conteúdos didáticos, 1ª série:
1. Descrição dos diferentes elementos da guitarra a nível estrutural,
funcional e ornamental.
2. Usar postura corporal adequada, posicionamento do violão e funções de
ambas as mãos.
3. Descrição do nomenclato dos diferentes símbolos da partitura: clave, armadura, fórmula de compasso e etc.
4. Conhecimento de valores rítmicos e suas pausas: semibreve, mínima, semínima,
colcheia e quiálteras tercinas..
5. Iniciação básica ao dedilhado(arpejo) de guitarra e distinção de planos sonoros.
6 - Sincronização de ambas as mãos. Transferências longitudinais e transversais da mão esquerda.
7 - Ataque tirando e apoiando.
8 - Afinação simples por equísono.
Músicas da 1ª série:
Objetivos didáticos da 2ª série:
1. Desenvolver a capacidade auditiva de discriminação para afinar o instrumento por equisons e oitavas.
2. Conhecer a origem e evolução do instrumento.
3. Usar postura correta e expressiva, demostrando integração com o instrumento.
4. Fazer leitura rítmica no braço do instrumento.
5. Realizar arpejos de 2 notas com pulsação p-i e p-m.
6. Realizar arpejos de 3 notas com pulsação p-i-m.
7. Realize arpejos de 4 notas com pulsação p-i-m-a.
8. Executar acordes com pulsação a-m-i.
9. Fazer ligados simples e compostos, ascendentes e descendentes.
10. Fazer barra(pestana-capotraste), em 2 cordas, 3 cordas, 4 cordas. https://www.youtube.com/watch?v=24YP5l_EFPM
11. Introdução à técnica de estudo, organização de rotina diária, semanal, mensal.
Conteúdos didáticos da 3ª série:
1. Manter postura com atitude corporal e integração.
2. Toque apoiando e tirando.
3. Fazendo acordes, arpejos e ligaduras ascendentes e descendentes.
4. Mordentes, iniciação.
5. Apagadores, iniciação.
6. Desenvolver a habilidade de afinar por harmônicos naturais.
7. Localização das notas na região 2 do instrumento.
8. Prática de ponto, ponto duplo.
9. Controle de volume do som, timbre e vibrato, iniciação.
10. Análise básica do discurso musical; motivo, frase, melodia,
acompanhamento etc.
11. Agógica e dinâmica.
12. Utilização da memória, iniciação.
13. Leitura de pequenos fragmentos em aula.
14. Produção de harmônicos no 12º e 7º trastes.
15. Escalas diatônicas de duas oitavas, com saltos de posição, em todas as tonalidades maiores e menores.
Músicas da 3ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Allegretto moderato Op.31, No.3
F. Carulli: Poco Allegretto, 24 Estudos Técnicos Nº5 partitura+tab.pdf
M. Giuliani: Allegro Op.1, Vol.2, No. 3
M. Carcassi: Etude Op.60, Nº1
M. Carcassi: Estudo nº2 Opus 60
M. Carcassi: Andantino Op.60, nº3
N. Coste: Moderato, 43 Progressive Etudes, Nº10
Músicas parte—C
J. K. Mertz: Scherzo
Luise Walker: Pequeno romance - Kleine romanze
J. Ferrer: Tango nº 3
P. Roch: Habanera
J. Salvador Sagreras: Maria Luísa
Abel Fleury: A flor chorosa (A flor de llanto) Conteúdos didáticos 4ª série:
1. Compreensão das estruturas musicais: motivos, temas, períodos, frases, seções etc.
2. Cuidado e manutenção da forma das unhas, essenciais para obter um som de boa qualidade, usar diferentes ângulos de ataque, sensibilidade artística, faixa dinâmica, etc.
3. Orientações para o desenvolvimento de uma técnica(pomodoro) de estudo.
4. Delimitar partes da obra estudada que apresente dificuldade.
5. Controle do tempo e critérios de estudo.
6. Memorização de pelo menos duas peças incluídas no programa do curso.
7. O aluno deve dominar a leitura de qualquer um dos compassos na obra em estudo.
8. Explicação da tablatura em cifra, aplicada a uma obra dos vihuelistas.
9. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas técnicos e interpretativos (propor digitações, corrigir hábitos de estudo, pesquisar pessoalmente as características interpretações de cada um dos estilos musicais trabalhados durante o curso).
10. Consciência corporal, dando especial ênfase ao relaxamento como aspecto fundamental para
obter uma boa interpretação.
11. Conhecimento e domínio das diferentes técnicas de afinação do instrumento (equísono, harmônicos, oitavas).
12. Escalas diatônicas na faixa máxima em todas as tonalidades maiores e menores.
Músicas da quarta série:
Músicas parte—B
F. Tarrega: Etude in Em 57 Progressive Etudes, Nº41
Milan: Peacock Dance;
L.Milan: Seis Pavanas Nº1
Balada Espanhola: Romance De Amor; Canción Popular Española: Romanza
Fernando Sor: Estudo (Moderato em D) Opus 35, nº17
Fernando Sor: Galop
Mauro Giuliani: Divertimento Op.40, Nº6
Ferdinando Carulli: Scherzo
Músicas parte—C
J. Ferrer: (Dance of the Water Gods), La Danse Des Naïades Op.35
J. Ferrer: Tango Nº1
F. Tarrega: Lágrima.+.
Vídeo YouTube partitura dinâmica.
F. Tarrega: Sueño (Mazurka)
M. Llobet: O Testamento De`Amelia
V. Gomez: (Capela das Dores) Triste Santuario
S. Schneider: (Jugeno) Juventude.
F. Mendelssohn: Marcha nupcial. Lu Zhaoxuan: flores remanescentes da primavera
Objetivos didáticos 5ª série:
1. Desenvolver os objetivos gerais propostos para o curso, por
nível correspondente.
2. Desenvolva a pulsação com as unhas, avançando no autocontrole do seu cuidado
e a variedade timbral.
3. Analise formalmente os elementos musicais das obras em estudo.
4. Desenvolver sensibilidade física das distâncias e posições sem apoio visual.
5. Desenvolva o hábito de ouvir música de forma crítica.
6. Desenvolva a memória interpretativa memorizando fragmentos
progressivamente maiores (movimentos completos).
7. Desenvolva a leitura a primeira vista.
8. Iniciação na leitura do repertório vihuelístico em suas fontes originais.
9. Obter a capacidade de afinar o instrumento, utilizando o diapasão e diversas técnicas (equisonos,
harmônicos, oitavas).
Músicas parte—B
G. Sanz: Canarios (Da Suite Española).
F. Sor: Minueto en Re Mayor Op.11, Nº5
F. Carulli: Allegretto (Slightly Allegro - da Sonata Op.5)
M. Giuliani: Rondo Op.100, nº16
L. Mozzani: Feste Lariane
L. Legnani: La Mazurka
Objetivos didáticos 6ª série:
1 - Escalas em diferentes posições contendo ligaduras e acordes.
2 - Iniciação à improvisação a partir de uma determinada melodia.
3 - Ornamentação na música renascentista.
4 - Estudo e consolidação dos diferentes ataques dos dedos i, m e a.
5 - Transcrição de música composta para instrumentos relacionados com a
guitarra (alaúde renascentista e barroco, vihuela, teorba, guitarra renascentista,...).
6 - Estudos de barras mantidas com extensões.
7 - Máxima coordenação com o resto das disciplinas complementares.
8 - Aprofundar o estudo do dedilhado e suas dificuldades. Redigitação.
9 - Aperfeiçoamento das diferentes formas de ataque dos dedos i, m e a.
10- Trabalhar e melhorar a memória musical através do fraseado.
11- Prática instrumental em grupo “música de câmara”.
12- Audições trimestrais, departamentais e de fim de ano em sala de aula curso.
13- Prática de leitura à primeira vista.
14- Prática de improvisação de pequenas melodias. Séries 6ª e 7ª
O material musical selecionado para essas séries pode ser descrito como estando no final tecnicamente menos exigente
do "continuum" do repertório profissional. O número de tonalidades e assinaturas de tempo que podem ser usadas
se estende a toda a gama de possibilidades. O material melódico e rítmico pode incluir um grau significativo de complexidade. A música incluirá passagens onde dinâmica, articulação, fraseado e ornamentação
demanda considerável destreza e flexibilidade. O repertório de escalas e arpejos no Componente 1 é
expandido em número para incluir um grande número de tipos; além disso, os alunos podem ser solicitados a executá-los com dinâmicas e articulações variadas. A musicalidade é considerada quase tão importante quanto a realização técnica
na avaliação, e espera-se que o candidato se comunique com um senso emergente de personalidade musical.
Repertório da sexta série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op.6, Nº3
F. Sor: Estudio Op.6, Nº4
Matteo Carcassi: Allegro Op.60, Nº23
Mauro Giuliani: Estudo nº22 Opus 48
M. Ponce: Prelúdio(s) nº1 e nº2
F. Tarrega: Prelúdio nº 5
F. Tarrega: Estudio en la forma de Minueto.
L. Brouwer: Etude Simple No. 11
Músicas parte—C
M. Ponce: Estrellita
João Pernambuco: Saudosa viola.
João Teixeira Guimarães (João Pernambuco): Sons de Carrilhões.
J. Cardoso: Milonga
A. Barrios: Julia Florida (Barcarola)
A. Lauro: El Marabino
L. Merlin: Suite del Recuerdo (escolha duas peças - Reminiscence Suite)
J. Jimal: Baden Jazz Suite, 1st mvt.
J. Morel: Danza Brasileira
Lu Chao-Hsuan: Salgueiro
Repertório da sétima série:
Músicas parte—A
F. Sor: Andante Op.6, Nº11
F. Sor: Andante Op.6, Nº12;
Matteo Carcassi: Allegro Op.60, nº25;
L. Legnani: Caprice Op.20, nº7
Villa-Lobos: Estudo nº1.
Músicas parte—B
A. Mudarra: Fantasia
D. Scarlatti: Sonata (em lá maior) K.322
M. Giuliani: Sonata Allegro Spirito Op.15, 1º movimento.
J. K. Mertz: Tarantella Op.13 nº6Bardenklänge Mertz
N. Coste: Valse Favorito
F. Tarrega: Danza Mora
F. Tarrega: Recuerdos de la Alhambra
F. M. Torroba: Madronos (morangos).
Músicas parte—C
M. Ponce: Scherzino Mexicano
A. Lauro: Valsa venezuelana nº3 Natalia
H. Villa-Lobos: Prelúdio nº1
A. Carlevaro: Campo (Pastoral).
A. Tansman: Dança Pomposa
A. Barrios: Dança Paraguaya
J. S. Sagreras: El Colibri
L. Brower: Danza Caracteristica
8ª série
O material musical selecionado para esta série pode ser descrito como sendo tecnicamente de alguma forma dentro do
"continuum" do repertório profissional. O número de tonalidades e assinaturas de tempo que podem ser usadas se estende
a toda a gama de possibilidades; além disso, as peças podem incluir variações e mudanças de tonalidade e métrica.
O material melódico e rítmico incluirá um grau significativo de complexidade. As demandas de dinâmica,
articulação, fraseado e ornamentação serão consistentes e consideráveis. O repertório de escalas
e arpejos no Componente 1 é expandido em número para compreender uma gama extremamente ampla de tipos,
exigindo diferentes estilos de execução e explorando toda a gama do instrumento. A musicalidade é julgada como
quase tão importante quanto a realização técnica na avaliação, e espera-se que o aluno
se comunique com um senso emergente ou claro de personalidade musical.
Repertório da 8ª série:
Músicas parte—A
F. Sor: Estudio Op. 31, nº 19
F. Tarrega: Estudio de Velocidad en Mi maior
E. Pujol: El Abejorro (Etude Bumblebee).
A. Barrios: Estudio del Ligado (Slur Study) em lá maior.
H. Villa-Lobos: Estúdio nº11
H. Villa-Lobos: Estúdio nº5
L. Brouwer: Estudio Nº13
L. Brouwer: Estudio Nº20
M. Carcassi: Andantino con espressione em E Op.60, Nº24
Músicas parte—B
D. Scarlatti: Sonata K.178 (em ré maior, Op.178).
F. Sor: Marborough Introdução & Variações
M. Giulliani: Variações sobre um tema das Folies da Espanha.
N. Coste: Caprice sur l`air espagnol la Cachucha Op.13 F. Tarrega: Capricho Arabe, praticando - e - Partitura dinâmica com Tablatura.
A. Barrios: Vals Op.8 nº3
H. Villa-Lobos: Mazurka—Choro No.1 (De Suite Populaire).*nome do arquivo choro-numero-um-heitor-villa-lobos.mscz
Heitor Villa-Lobos: Prelúdio nº2
M. Giulliani: Variations sur un Theme de G. F. Handel
Músicas parte—C
M. Ponce: Prelúdio em Mi Maior
J. Malats: Serenata Espanola
M. Falla: Homenaje Le Tombeau de Debussy
Regino Sainz de la Maza: Zapateado
J. Turina: Homenaje a Tarrega Op.69
Y. Yocoh: Tema e Variações sobre Sakura (folclore japonês).
A. York: Sunburst (sol quente).
S. Rak: Tentação do Renascimento
A. Carlevaro: Tamboriles
R. Dyens: Saudade No.3
Repertório da 9ª série:
Músicas parte—A
José Fernando Macario Sors (Fernando Sor): Estudio Op.6, Nº6
F. Sor: Estudio Op.6, Nº9
Francisco de Asís Tárrega Eixea: Estúdio Brillante *
G. Regodi: Estudio nº5
H. Villa-Lobos: Estúdio nº 8
Agustín Pío Barrios Ferreira(Mangoré): El Ultimo Tremolo
Músicas parte—B
J. Dowland: Fantasia em Mi Maior *
D. Scarlatti: Sonata K.11 (em dó menor).
F. Sor: Grand Solo *
Mauro Giuseppe Sergio Pantaleo Giuliano: Grande Abertura *
Napoléon Coste: Les Soirées d Auteil Op.23
Johann Kaspar Mertz: Op.28 Fantasia sobre temas do Don Giovanni de Mozart
Luigi Rinaldo Legnani: Fantasia op.19
Julio Gabino Arcas Lacal (Julián Arcas): Polaca Fantastica
Manuel María Ponce Cuéllar: Sonata Clássica (movimentos rápidos e lentos).
Músicas parte—A
Fernando Sor: Estudio Op.29 nº17
Napoleon Coste: 25 Etudes Op.38 nº22
Heitor Villa Lobos: Estudo nº2
Heitor Villa-Lobos: Estudo nº7
A. Gilardino: "Ventanas" do 20 Estudio
Músicas parte—B
J. S. Bach: Fuga BWV1001
F. Sor: Variações sobre um tema de Mozart Op.9 Partitura com TAB dinâmica.-
D. Aguado: Fandango Variado Op.16
N. Coste: Andante et Polonaise Op.14
J. K. Mertz: Elegia
G. Regondi: Revere Nocturne Op.19
J. Arcas: Fantasy on Themes from La Traviata
M. C. Tedesco: Rondo Op.129
C. Domeniconi: Koyunbaba (Shepherd Suite).
Músicas parte—C
A. Barrios: Un sueno en la Floresta (arquivo: un-sueno-en-la-floresta-yt)
J. Rodrigo: En Los Trigales
L. Albeniz: Sevilha
M. Ponce: Variação do Tema e Finale
Mario Castelnuovo Tedesco: Tarantella
Nikita Koshkin: Usher Valse
F. Kleynjans: Arabesque en forme de Caprice (sur le tombeaude Tárrega) Op.99
Paulo Bellinati: Jongo (Jungle Dance).
F. Martin: Quatre Pieces
W. Amadeus Mozart: Marcha Turca
Dilermando Reis: Se ela perguntar.
Dilermando Reis: Alma apaixonada
Nível performance
Músicas parte—A
N. Coste: Abertura e Rondo
Giulio Regondi: Introdução e Capricho, Op. 23
F. Tarrega: Variações sobre o Carnaval de Veneza
F. M. Torroba: Sonatina em lá maior
M. Llobet: Variações sobre um tema de Sor
M. Ponce: Sonatina Meridional (Southern Sonata).
L. Brouwer: Hika: In Memoriam Toru Takemitsu
Músicas parte—B
F. Sor: Sonatina Op.22
J. K. Mertz: Fantasia Húngara
A. Barrios: La Catedral
J. Rodrigo: Invocação e Dança (Oração e Dança).
M. C. Tedesco: Capriccio Diabolico Op. 85
L. Berkeley: Sonatina Op.52
J. Obrovska: Quatro Imagens do Japão
Nível de jogo mais alto - avançado - recital de formatura:
Músicas parte—A
J. S. Bach: Chaconne - Partita No.2 in D minor, BWV 1004
J. S. Bach: 4 Suites para Alaúde (Uma delas)
J. S. Bach: Prelude, Fuga & Allegro BWV998
No.1 – Andantino em dó maior .... 1ª e/ou 2ª série
No.2 – Grazioso em dó maior ..... 2ª série
No.3 – Allegretto em dó maior ... 3ª série
No.4 – Grazioso em sol maior .... 4ª série
No.5 – Allegretto em lá menor ... 4ª série
No.6 - Allegro em lá menor ...... 6ª série
No.7 – Andantino em sol maior ... 5ª série
No.8 – Allegretto em sol maior... 5ª série
No.9 – Andantino em ré maior .... 5ª série
No.10 – Allegro em ré maior ...... 5ª série
No.11 – Grazioso em dó maior ..... 2ª série
No.12 – Allegretto em dó maior ... 3ª série
No.13 – Allegro em lá menor ...... 3ª série
No.14 – Andantino em sol maior ... 3ª série
No.15 – Allegretto em lá menor ... 4ª série
No.16 – Vivace em dó maior ....... 3ª série
No.17 – Allegretto em sol menor .. 5ª série
No.18 – Allegretto em sol maior .. 4ª série
No.19 – Tempo di polacca em C ... 4ª série
No.20 – Allegretto em C .......... 3ª série
No.21 – Andantino em ré menor..... 4ª série
No.22 – Allegretto em ré maior.... 4ª série
No.23 – Grazioso em lá menor...... 4ª série
No.24 – Allegro em lá maior....... 4ª série
No.25 – Andantino grazioso em D .. 7ª série
No.26 – Allegro em ré maior ...... 6ª série
No.27 – Andantino em lá maior .... 5ª série
No.28 – Andantino em dó maior .... 4ª série
No.29 – Allegretto em dó maior ... 5ª série
No.30 – Andantino em Sol maior.... 5ª série
No.31 – Allegretto em Lá menor ... 5ª série
No.32 – Allegro em Lá maior ...... 7ª série
25 Estudos melódicos e progressivos Op.60 de Matteo Carcassi, completa partitura com tablatura.
Inscreva-se no canal do YouTube para incentivar esse projeto, para obter o arquivo pdf da partitura com tablatura é necessário ser inscrito.
01. Estudo Allegro em C...................3ª série Vídeo Youtube
02. Estudo Moderato con espressivo em Am..3ª série Vídeo Youtube
03. Estudo Andantino em A.................3ª série Vídeo YouTube
04. Estudo Allegretto em D................4ª série Vídeo YouTube
05. Estudo Moderato em G..................4ª série Vídeo YouTube
06. Estudo Moderato em C..................4ª série Vídeo YouTube
07. Estudo Allegro em Am..................4ª série Vídeo YouTube
08. Estudo Moderato em E .................5ª série Vídeo YouTube
09. Estudo Allegro grazioso em A..........5ª série Vídeo YouTube
10. Estudo Allegretto em D................5ª série Vídeo YouTube
11. Estudo Agitato em Dm..................5ª série Vídeo YouTube
12. Estudo Andante mosso em D.............5ª série Vídeo YouTube
13. Estudo Andante grazioso em A..........6ª série Vídeo YouTube
14. Estudo Allegro moderato em D..........6ª série Vídeo YouTube
15. Estudo Allegro moderato em C..........5ª série Vídeo YouTube
16. Estudo Andante em F...................6ª série Vídeo YouTube
17. Estudo Moderato em Am.................6ª série Vídeo YouTube
18. Estudo Allegretto em A................7ª série Vídeo YouTube
19. Estudo Allegro moderato em Em.........7ª série Vídeo YouTube
20. Estudo Allegro brillante em A.........6ª série Vídeo YouTube
21. Estudo Andantino em A.................6ª série Vídeo YouTube
22. Estudo Allegretto em C................7ª série Vídeo YouTube
23. Estudo Allegro em A...................6ª série Vídeo YouTube
24. Estudo Andantino con espressione em E 8ª série Vídeo YouTube
25. Estudo Allegro brillante em A.........7ª série Vídeo YouTube
Opus 60 Matteo Carcassi e os 25 estudos agrupados por dificuldade
A Opus 60 de Fernando Sor, intitulada Introduction à l'étude de la guitare, é uma célebre coletânea de peças de nível iniciante. Foi publicada pela primeira vez em Paris, por volta de 1836/37, sob o título "Introduction à l'étude de la guitare en vingt-cinq leçons progressives" (Introdução ao Estudo da Guitarra em 25 Lições Progressivas). Esta obra representa sua última composição para violão solo. No prefácio, Sor destaca a importância da obra para os iniciantes, explicando que, embora as peças sejam simples, ele as compôs com cuidado, baseando-se em princípios que facilitam o avanço para a execução de peças mais complexas.
Aqui teremos ao menos uma parte do trabalho do musicista argentino Juan José Buscaglia (22 Outubro 1893 - 14 Fevereiro 1958).
Juan José Buscaglia foi um importante compositor e intérprete argentino, conhecido por suas contribuições à música folclórica do país. Ele nasceu em 1927 e se destacou por sua habilidade em criar canções que capturam a essência da cultura argentina. Suas obras frequentemente abordam temas do cotidiano, da natureza e da vida rural, refletindo a rica tradição musical do folclore.
Buscaglia também é conhecido por seu estilo envolvente e por incorporar elementos de tonada e outros gêneros populares. Além de sua carreira solo, ele colaborou com diversos artistas e teve um papel importante na promoção da música folclórica argentina.
Entre 1964 e 1970, a "Ricordi Americana SARC - Buenos Aires" publicou 3 volumes de 8 miniaturas, cada um deles.
1- Qual foi o primeiro computador durante a II Guerra Mundial?
R- A criação do microcomputador ENIAC em 1943 durante a II Guerra Mundial.
2- Você acha que existe algum tipo de empresa que conseguiria operar sem o uso da TI?
Cite-as.
R- Se pararmos para pensar, não existe nenhuma empresa que conseguiria operar ou expandir seus negócios sem o uso, parceria ou total dependência da TI.
3- Quando foi lançada a primeira rede de telefonia de celular no Brasil, quem lançou e qual foi a primeira cidade a usar o serviço?
R- Lá em 1990, quando a TELERJ lançou no Brasil a primeira rede de telefonia de celular na cidade do Rio de Janeiro.
4- Você acha que a TI é imprescindível para qualquer curso que a gente possa escolher? Por quê?
R- A Tecnologia da Informação (T.I.) é imprescindível em qualquer curso de qualquer área.
5- Comente abaixo as tecnologias que você usa hoje:
R- Computador, internet, smartphone e notebook.
7- Existe alguns aplicativos/programas que se deixasse de funcionar hoje fariam falta para seu dia a dia e em que utiliza cada um deles:
R- Google para estudar, WatsApp para conversar e YouTube para o lazer.
Parte 2.
1- Conceitue T.I. Tecnologia da Informação?
R- A tecnologia da informação (T.I.) é um conjunto de recursos tecnológicos que busca um objetivo, sendo ferramentas modernas e atualizadas a fim de facilitar a solução ou alcance
desse objetivo.
2- O que é descrito como conjunto de ciências relacionadas a coleta, armazenamento,
transmissão e processamento de informações em meios digitais?
R- Informática.
3- Qual a diferença entre Aplicativo e Software livre?
Aplicativo é o software que tem a finalidade de desempenhar tarefas específicas, enquanto o software livre se caracteriza por permitir a adequação do código às necessidades do usuário final, sendo geralmente fornecido gratuitamente.
4- Porque as pessoas confundem CPU com Gabinete? Eles tem alguma coisa em comum?
Por ignorância. CPU nada mais é do que um processador, ele pode estar no telefone, no computador de mesa ou no notebook, já o gabinete é uma caixa, geralmente metálica que abriga a placa mãe, a fonte de alimentação, placa de som, de vídeo e etc.
5- Quais são as cinco principais áreas de atuação na Tecnologia da Informação? Fale um
pouco de cada um.
Programação(1), banco de dados(2), suporte técnico(3), segurança(4) e testes(5).
1- O principal trabalhador da programação é o programador, que usando a lógica cria um algorítmo com uma determinada linguagem, devido a grande quantidade de linguagens, diferenças de 'hardwares', funcionalidades do programa e etc. Na maioria dos casos é necessário uma equipe de programadores para desenvolver e manter um programa funcional e atualizado.
2- Banco de dados é onde ficam armazenados os dados, quando você se cadastra num site por exemplo o Facebook, seu nome de usuário, endereço de e-mail, senha de acesso, número de telefone etc. São arquivados no banco de dados do Facebook. O tipo de linguagem mais usada no banco de dados é SQL de "Structured Query Language".
3- Suporte técnico, na maioria dos casos atua na instalação de terminais, redes, faz a munutenção dos equipamentos físicos e também cuida de configurações, auxilia nos acessos, orienta novos usuários, etc.
4- Segurança é um estado de espírito e responsabilidade de toda a equipe, nada é 99% seguro.
5- Testes são realizados desde o início do desenvolvimento e geralmente atualizações são necessárias com o passar do tempo. Geralmente usuários selecionados usam uma versão denominada 'beta' para testar a praticidade e relatar as dificuldades encontradas no dia a dia através do 'feedback', em outras palavras, significa “dar um retorno” às pessoas envolvidas no desenvolvimento do programa, para orientá-las sobre eventuais problemas ou dificuldades.
6- O que acha do serviço Home Office? Trabalha ou conhece alguém que trabalha em Home
Office? Fale as vantagens e desvantagens de trabalhar nesse novo padrão.
Home office, é algo muito bom, como citado 'segurança é um estado de espírito' e na maioria dos casos, nos sentimos mais seguros em casa do que em qualquer outro lugar. No Brasil um dos principais problemas é a falta de segurança.
O transporte público embora seja razoável nas grandes cidades, na maioria das vezes também é problemático, inseguro, demorado, desconfortável, caro, causando stress ao usuário e poluição ao meio ambiente. Considero o fato de não precisar se deslocar de casa até o local de trabalho uma boa vantagem e a segunda é a alimentação, que certamente em casa é melhor, no conforto do lar.
Parte 3.
1- Porque a T.I na atualidade está passando a ser parte integrante da gestão das empresas?
2- O que é Inteligência Artificial (AI/IA)?
3- Cite onde no seu dia a dia você já observa o uso da Inteligência Artificial
4- Você acha que a Inteligência Artificial pode causar um grande impacto no futuro no trabalhos de
uma empresa? Por que?
5- Qual é a controvérsia da Inteligência Artificial?
6- Qual é o impacto negativo da T.I nos dias de hoje para as pessoas?
Parte 4.
1- Desenvolva um texto com no mínimo 25 linhas falando sobre a realidade com a TI nos
dias de hoje e como ela está presente na sua vida pessoal e profissional. Comente
também sobre os receios que você tem com o crescimento da TI dentro das empresas e
indústrias.
Parte 5.
1- Qual é a ligação da T.I com a Comunicação?
2- Com a nova realidade de hoje, muitas pessoas se capacitaram para usar a tecnologia e
algumas precisa e outras não precisa de profissionais da T.I. Existe a necessidade das
empresas se reinventarem para conquistar os clientes? Como?
3- Falando sobree as carreiras da TI brasileira, explique quais são e as principais habilidades
dos CIOs, CDOs e CTOs.
4- Quais as qualidades de um grande CTO? No seu curso que escolheu você acha que
alguma dessas qualidades serve para seu sucesso profissional? Quais qualidades a mãos
você colocaria para o seu perfil de atuação para se tornar um grande profissional de
sucesso?
5- Porque os CIOs são os principais agentes de transformação digital das empresas?
6- Qual tempo gasto dos CIOs com inovação de modelos de negócios digitais?
( ) 1/3 do tempo
( ) 60% do tempo
( ) metade do tempo
7- Complete as frases com a opção correta de acordo com o conteúdo abordado
anteriormente.
A) “Os CIOs destinam mais da metade do tempo à TI herdada (__%) e apenas __% à inovação digital do
modelo de negócios.”
( ) 50 – 20
( ) 65 – 43
( ) 57 – 43
( ) 20 – 36
B) “citada por ___%, seguida pelos sistemas relacionados à Internet das Coisas (___%),
desenvolvimento de novos sistemas para dar suporte aos processos de negócios existentes (___%)”
( ) 50 – 20 - 10
( ) 65 – 43 - 54
( ) 60 - 57 – 51
C) “As estimativas variam de ___% do tempo de acordo entre CIOs e CEOs e ___% do tempo de acordo
com conselhos de administração e outros chefes de funções corporativas, a ___% dos executivos de linha
de negócios (LOB).”
( ) 71 – 73 – 76
( ) 65 – 49 - 59
( ) 90 - 17 – 31
( ) 72 – 73 - 77
Parte 6.
1- O que é sustentabilidade?
2- Porque devemos abordar sustentabilidade com a T.I?
3- Porque a Tecnologia trouxe coisas boas, mas ao mesmo tempo agride o meio ambiente?
4- Porque a Tecnologia da Informação faz o casamento perfeito com a Sustentabilidade?
5- Fale tudo que entendeu sobre a TI. Verde.
6- Cite todos os princípios da T.I. Verde.
7- Descreva tudo que você entendeu sobre o TI Verde e a sustentabilidade.
Parte 7.
1- A T.I na Educação é opcional ou obrigatório, por quê?
2- Porque os valores dos recursos de T.I subiram tanto seus valores na pandemia do
Covid19?
3- Desenvolva um pequeno texto de 15 destacando a Importância da T.I na educação.
4- Desenvolva um pequeno texto de 15 relatando a sua realidade com a T.I e a educação.
Parte 8.
1- Porque a T.I é uma grande aliada na Segurança do Trabalho?
2- Qual é o objetivo da tecnologia já utilizada BEACON?
3- Porque a realidade virtual é importante para cursos e treinamentos?
4- Você acha que o conhecimento em novas tecnologias (exemplo drones) irão te ajudar a
atuar na área de segurança do trabalho?
5- Como a TI ajuda na gestão de risco?
6- Como o aplicativo TATI ajuda no trabalho seguro?
7- Quais as vantagens de usar a tecnologia na segurança do trabalho?
Guitto GGP-02 - Uma das melhores opções de efeitos desplugado, tem reverb, chorus e delay, além disso controle de graves e agudos, com chave liga/desliga/volume.
GUITTO GGP-02 - transforma seu violão em um transacústico! Um alto-falante conectado ao fundo do instrumento cria efeitos de reverberação, atraso e coro sem estar conectado a um amplificador externo. O processador de sinal permite ajustar o reverb, delay, chorus, altas e baixas frequências (Reverb, Delay, Chorus, Treble e Bass). A bateria de lítio fornece operação contínua por 12 horas. Adapta-se a violões clássicos e acústicos já que o sinal partirá do captador transdutor sob o rastilho, portanto funciona tanto para cordas de nylon quanto para cordas de aço.
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Controles de ajustes de acordo com as características de sua guitarra.
GGP-02 Captador de vibração possui 4 posições no DIP Switch.
Deslize para cima um por vez, até encontrar seu tom favorito de acordo com as características da guitarra.
nota importante: cada vez você só pode alternar para cima uma posição.
Com o aparelho desligado, mova apenas uma chave para cima, ligue e escute o novo timbre de sua guitarra. Desligue o aperelho, retorne a chave para baixo e experimente deslizar outra chave para cima, ligue e perceba o novo timbre, prossiga até encontrar a configuração que mais lhe agradar.
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Será interessante obter informações sobre a porta USB, nada consta no site, nem no manual do produto.
Enviei um e-mail para o pós vendas da empresa e obtive uma resposta, então a porta usb não possui utilidade para o usuário. Na mesma mensagem a informação de que o GGP-04 deverá no futuro estar à venda no site banggood.
Para mim não faz sentido a empresa colocar no circuíto uma porta usb sem função, seria um gasto inútil, ainda vou descobrir e conto com a sua ajuda nessa missão!
Não deixe de mencionar seu parecer nos comentários.
Para o GGP-04:
Firmware update method use USB:
1 Uninstall the old version of the client software and install the latest version of the client software
2 When GGP-04 is turned off, press and hold the volume and treble potentiometers at the same time until UPDATE appears on the screen. Then let go.
3 Connect the computer with the supplied USB cable
4 Open the installed client software for firmware upgrade
5 After the upgrade is completed, the latest version number will be displayed in the upper right corner of the client software to confirm whether the upgrade is successful.
Em português do Brasil:
Método de atualização de firmware use USB:
1 Desinstale a versão antiga do software cliente e instale a versão mais recente do software cliente
2 Quando o GGP-04 estiver desligado, pressione e segure os potenciômetros de volume e agudos ao mesmo tempo até que UPDATE apareça na tela. Então deixe ir.
3 Conecte o computador com o cabo USB fornecido
4 Abra o software cliente instalado para atualização de firmware
5 Após a conclusão da atualização, o número da versão mais recente será exibido no canto superior direito do software cliente para confirmar se a atualização foi bem-sucedida.
Sobre a bateria 18650 no Guitto GGP-02 da Joyo.
Eu uso um carregador normal para "smartphone" da marca Siemens com saída 5 volts e 620mA, a carga é feita em torno de duas horas.
Quando carregando o mostrador do controlador fica com o led vermelho ligado, como mostra a imagem abaixo.
Depois de completa a carga o controlador irá ligar o led verde, como mostra a imagem abaixo.
Minha opinião é que se mantenha duas baterias carregadas, pois notei que o os timbres se alteram, então conforme a bateria vai descarregando se nota isso muito claramente e o melhor no caso de estar em público é trocar a bateria nesse momento.
Se continuar usando o led do aparelho Guitto GGP-02 irá começar a piscar, indicando que a carga está fraca.
Cloncluo que com boa qualidade de som a carga de uma bateria nova 18650, com o violão plugado e no volume máximo, dura 3 horas.
Talvez ocorra uma variação nesse contexto, devido as diferentes configurações de equipamentos. Cabe a cada usuário fazer seus próprios testes.
Ei amigos!
Eu gostaria de enviar a você um novo pacote de presente de usuário Banggood.
Embora tenha um baixo custo e alta qualidade, acredito que você também pode fazer compras aqui e ganhar mais um desconto especial.
Vamos!
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