Fusca.


O melhor esquema elétrico que encontrei na web está agora guardado como arquivo anexo no Google Sites Drive.GOOGLE(2021), uma das opções disponíveis em nuvem. Ainda não descobri qual esquema mais combina com o meu fusca, o fato é que a parte elétrica está uma salada de frutas kkkk!


Lembrando que eu uso bateria de 60A(comprada em junho-2015) e alternador de 55A.
Bateria durou até janeiro de 2019, quando comprei outra.
Ver em nova aba o esquema elétrico do fusca.


Fiz a limpa no balanceiros(07-08-2015) e o resultado foi muito bom, comprei as borrachas de vedação das tampas, Car80 e usei uma broca 3mm para desobstruir os fusos, o susto ficou por conta do aperto exagerado que havia no parafusos e no entupimento de longa data dos dutos da parte superior dos balanceiros.
É preciso retirar o parafuso de regulagem para introduzir a broca 3mm manualmente, girando com calma se retira todo o material que poderá estar endurecido por ali.
Não sei se foi o fato de ter lubrificação novamente ou se foi pela regulagem feita nas válvulas que o desempenho mudou pra melhor em aproximadamente 10%. Parece pouco mas sente-se uma boa diferença, terceira marcha chega fácil aos 60Km/h.
Dados do manual vw indicam as marchas e velocidades:
1ª  de  0Km/h a 28Km/h
2ª  de 18Km/h a 52Km/h
3ª  de 28Km/h a 80Km/h
4ª  de 42Km/h a 120Km/h
Tudo certo, eu percebi foi o fato de que a maior parte dos lugares onde ando tem como limite 60Km/h e antes só chegava nele em 4ª marcha. Depois de reguladas as válvulas e os balancins devidamente limpos chega facilmente aos 60Km/h, cuidado para não ser multado, kkkk.

De agora pra frente será feito troca de óleo e limpeza nos balanceiros a cada seis meses.
Imantei a tampa do filtro de óleo no cárter e ainda coloquei óleo 20W50, na próxima troca quero lembrar de colocar um óleo mais fino.

Troquei as velas, os cabos de velas(Marflex), o filtro de ar, fiz a limpeza do carburador, regulei a bóia, a lenta, o ponto e de quebra destravei o distribuidor. A mesa do vácuo estava travada assim como a sistema centrífugo, desmontei tudo, destravei com WD40 e muita força de vontade de mover tudo novamente.

Um mês depois de ter trocado os cabos de velas descobri que eles são causadores de interferências, então voltei ao uso dos NGK. Agora sim o mp3 toca sem ruídos.
 Daqui pra frente só usarei os cabos da NGK é lógico.


 Coloquei lentes novas nas sinaleiras traseiras, e lâmpadas novas nos faróis.
 Agosto 2015 - Troquei os faróis.

Freios - Nível do fluído baixou, não localizei vazamento apenas completei o reservatório com DOT4 em 24/fev/2016.
Troquei a máquina do vidro no lado esquerdo em 05/06/2016.

Fiz a manutenção do motor de partida, limpeza e troca de escovas, em 02/06/2016.

 Hoje 22/06/2016 troquei o regulador de voltagem do alternador, saiu o chinês e entrou o Gauss brasileiro, revisei os diodos, espiras e rolamentos, tudo bem agora.
 Descarregou a bateria uma vez, coloquei pra carregar e novamente estava descarregando, alguns testes e cheguei a conclusão de que o alternador estava com problema, após testar o possível, me restou comprar um regulador novo, apenas R$28,00.
 Mão de obra, eu mesmo, garantia de qualidade no serviço.





 Luz do freio esquema elétrico: manual Fusca elétrica.pdf
 Hoje (07/07/2016) foi dia de revisão nos freios, então resolvi colocar a luz piloto, dos freios pra funcionar. Para tanto comprei dois interruptores de três pinos conforme está no manual, para garantir. Depois de um teste verifiquei que o interruptor que estava lá isolado, estava funcionando normalmente, foi só conectar os fios e trocar o de dois pinos que estava em uso por um novo de três pinos.
 Antes estava assim:

 

Agora a luz piloto acende no velocímetro, no momento da partida e acenderá sempre que houver um problema, em qualquer dos circuitos hidráulicos de freios.






 No sábado 13/08/2016 coloquei o outro interruptor de freio novo, pois obtive uma informação,
de que o soquete de farol H4, encaixava corretamente no referido interruptor. Comprei e instalei.


Coloquei um reservatório de gasolina para a partida a frio, pois aqui no sul faz um frio danado no inverno e isso irá dar mais vida à bateria. Claro que é bom virar a chave e ouvir o motor na primeira. Em breve irei automatizar também a água para o limpador de parabrisas.
As palhetas são novas, é pouca a durabilidade. E pensar que muitos dizem que fusca conserta com arame e alicate, kkkkkkk, não é bem assim! Aproveitando para trocar filtros.

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 Novos pneus 5.60/15 Vipal TCP ECO TYRE, comprados (PneuSul remold ) e instalados na dianteira. R$135,00 o pneu mais R$10,00 do balanceamento. No total R$290,00.
 Foi trocado também na mesma data, o terminal de direção interno direito, onde prende o amortecedor de direção, R$60,00 a peça mais R$50,00 de mão de obra, serviço feito na oficina São Borja, pois não tenho o extrator de pivô ainda.
 Na retirada do tanque de combustível, encontrei uma bóia solta dentro do mesmo. Boa notícia, tanque limpo e o marcador de combustível está com bom funcionamento.
Aproveitei a oportunidade para passar convertedor de ferrugem no tanque.  Encontrei o defeito causado por mau contacto elétrico, no cabo positivo da bateria ao automático do motor de arranque; problema resolvido.
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Hoje 15/12/2016 comprei duas capas de tucho, para experimentar, as de nylon(ou pvc) sei lá! R$50,00
Duas coifa do semieixo R$23,00
Graxa para rolamentos base lítio, 1 Kg UnilitBlue2 R$24,26
Bomba para graxa capacidade 500g manual R$68,00
Nesta data foi engraxada a suspensão e trocadas as coifas dos semieixos.

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JUNIOR disse... 7 de julho de 2018 às 21:47

Belo serviço, só tire uma duvida sem alternador e cinap ou euro.

Pq o meu e euro, e via na sua imagem que no eixo traseiro tem uma espaçador, por isso essa pegunta o meu nao tem.

Jair de Jesus disse... 19 de julho de 2018 às 23:03

Olá Jarbas!
O alternador da marca Euro e segundo as informações que me passaram, é compatível com o da Bosch.

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Jair de Jesus

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